A bauxita é o principal minério utilizado na produção de alumínio, composta principalmente por óxidos de alumínio e outros minerais, como sílica e óxidos de ferro. Após passar por um processo de refino, a bauxita é transformada em alumina (óxido de alumínio), que, por sua vez, é utilizada na produção de alumínio metálico por meio da eletrólise.
Atualmente, a empresa detém mais de 50 milhões de toneladas de bauxita, destacando-se na produção de:
Bauxita in natura
Bauxita Granulada
Bauxita Sintetizada
Bauxita Seca e Moída
Bauxita Ativada
Bauxita Calcinada
Briquete
Briquete
Subproduto Os briquetes são constituídos de blocos densos e compactos, que agregam muitos benefícios ao mineral, tais como: fácil manuseio, transporte e armazenagem; permite a alimentação constante nos fornos; melhora no desempenho dos processos; auxiliam na queima homogênea do carvão, menor índice de poluição.
Com a instalação deste processo, a planta de beneficiamento aumentou o aproveitamento da matéria-prima de bauxita em 100%, sem desperdício de recursos naturais.
Argila
A argila é um minério formado por silicatos de alumínio hidratados, com granulação fina e consistência plástica quando úmida. É amplamente utilizada na indústria cerâmica e refratária para a produção de tijolos, telhas, azulejos e louças. Além disso, a argila é essencial na fabricação de cimento e produtos refratários. Também possui aplicações na fabricação de papel, como carga mineral, e em processos de filtração e clarificação na indústria química.
Subproduto Com alto teor de Al2O3 e teor de ferro inferior a 3%, as argilas são destinadas as indústrias cerâmicas e refratárias, tendo como principal produto o Chamote (Argila Refratária Sinterizada). O Chamote Classe 60 têm aplicações na indústria de refratários, fabricação de tijolos, argamassas, concretos convencionais e de baixo teor de cimento, massas de tamponamento, rolos cerâmicos, cadinhos e peças especiais.